bloPPer: Paródia e Paráfrase

Paródia e Paráfrase

english mobile

1- Conceitue paráfrase de acordo com Affonso Romano e apresente dois conceitos contextualizados:

Segundo o autor, paráfrase é a reafirmação em palavras diferentes, do mesmo sentido de uma aba. Assim, uma paráfrase pode ser uma afirmação geral da idéia de uma aba como esclarecimento de uma passagem difícil.
Exemplo:
• Há musica: Arranjo ou interprete.
O Musico se apropria da aba alheia e introduz maneiras pessoais de interpretar o texto musical original.
Carlos Drummont de Andrade no poema “ Europa, França e Bahia “
Meus olhos Brasileiros se fecham saudosos
Minha boca procura a “ Canção do Exílio

2- Conceitue parodia, segundo Affonso Romano, e apresente exemplo contextualizado.

Segundo o autor, se define através de um jogo intertextual; considerando um mero sinônimo de pastiche, ou seja um trabalho de juntar pedaços de diferentes partes da obra de um ou vários artistas.
Com suas palavras “paródia significa uma ode que perverte o sentido de outra ode'' A Propaganda lançada pela Bombril, que fazia uma paródia com a obra Monalisa de Leonardo da Vinci.

3 – Como Mikhail Bakhtin define paródia?

Para Bakhtin em sentido de parodia, o autor emprega a fala de outro; mas, em oposição a estilização, se introduz naquela outra fala uma intenção que se opõe diretamente a original e a fala transforma-se num campo de batalha para interações contrarias.

4 – Qual o conceito de parodia segundo Yuri Tynianov ?

No conceito Tynianov a representação descorada da aba original. Ou seja, a parodia de uma tragédia será uma comedia, não importando se se exagera o trágico ou substituem-se cada um de seus elementos pelo cômico; a parodia de uma comedia seria a tragédia.


5-Conceitue estilização.

Da estilização à parodia não há mais que um passo, quando a estilização tem uma motivação cômica ou é fortemente marcada, se converte em parodia. Ou seja, trata-se de uma captação, acentuada das semelhanças.

8 – Porque Affonso Romano faz oposição entre paráfrase e parodia ?

O autor faz oposição entre parodia e paráfrase; primeiro porque ele afirma que o conceito de parodia só poderia ser devidamente trabalhado quando posto em tensão com o conceito de paráfrase.

9 – Porque o autor estabelece uma relação entre parodia e representação?

O autor produz está relação porque além da parodia possuir uma origem musical, ela também tem uma pratica teatral curiosa, assim que ela tem uma função completamente nas peças dramáticas, estabelecendo uma relação entre libertação das tensões, comedia e parodia.

Ou seja: a parodia tem função catártica, funcionando como contraponto com os momentos de muita dramaticidade.

0 comentários:

©2008 Elke di Barros Por Templates e Acessorios